sábado, 25 de março de 2017

Dr. Pedro Henrique Alves, Magistrado e grande incentivador da FAMESC, condecorado e diplomado na França

HONRARIA é destinada aos “que fizeram maior benefício para a humanidade”através de suas invenções, descobertas e melhorias em diferentes áreas do conhecimentode uma gratificante obra literária ou por seu trabalho pela paz.


O Meritíssimo Juiz Dr. Pedro Henrique Alves, por ocasião do recebimento de Grande Honraria pela Société d' Encouragement au Progrès (Sociedade de Incentivo ao Progresso), com Sede em Paris, França.


O Meritíssimo Juiz Dr. Pedro Henrique Alves, Titular da Vara da Infância e Juventude Fluminense e um dos grandes incentivadores da Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC, ficou surpreso ao receber um célebre convite da Société d' Encouragement au Progrès (Sociedade de Incentivo ao Progresso), com Sede em Paris, França.


Sociedade de Incentivo ao Progresso

O CONVITE

O principal motivo do recebimento de tão nobre convocação do Magistrado por parte da célebre Sociedade de Incentivo ao Progresso, situada na “cidade luz”, se traduz no RECONHECIMENTO de seu magnífico trabalho.




A SOLENIDADE

O recebimento de tão nobre honraria pelo Meritíssimo Juiz Dr. Pedro Henrique Alves aconteceu na data de 23 de março de 2017, às 16 horas (horário francês), no Círculo nos salões da Escola Militar (na Rotunda), em Paris, França.



A Ilustre Condecoração recebida pelo MM. Juiz Dr. Pedro Henrique Alves



GRANDES MEDALHAS DE OURO


Entre as grandes personalidades que já receberam “O Prêmio Nobel francês”, como o brasileiro Meritíssimo Juiz Dr. Pedro Henrique Alves, aparecem:

2013 - Chermann Jean-Claude Professor, Co-découvreur (Co-descobridor) do vírus da Aids;

2010 - Nicole Ameline, Ministra da Igualdade de Gênero, Vice-Presidente da Comissão de Direitos Humanos da ONU; 

2008 - Luc Montagnier, Prêmio Nobel da Medicina;

2008 - FERT Albert, Prêmio Nobel de Física;

2008 - Chauvin Yves, Prêmio Nobel de Química;

1988 - Jean-Marie Lehn Professor, Prêmio Nobel de Química 1987 Membro do Instituto;

1982 - Jean Dausset Professor, Prêmio Nobel de Medicina 1980 Membro do Instituto;

1962 - Duc de Broglie Louis, Prêmio Nobel de Física, Comp. perp. Academia das Ciências, Membro do Instituto;

Dentre outras inúmeras e ilustres personalidades reconhecidas mundialmente.

Sobre a Société d' Encouragement au Progrès (Sociedade de Incentivo ao Progresso)

Membros fundadores
Em 1908, sete os homens decidiram fundar a Sociedade de Incentivo ao Progresso.
Logo após a Grande Depressão dos anos 1873 a 1896, a segunda revolução industrial deu à França um período de forte crescimento. No início do século XX, "Belle Epoque", anos de confiança, imprudente e invenções, levou homens como os fundadores da sociedade para o incentivo ao progresso tem de demonstrar engenharia e iniciativas.

 

As razões para a EM

(nota Original 2014)
De acordo com a última vontade de Alfred Nobel, inventor da dinamite, o Prêmio Nobel, prêmio internacional foi apresentado pela primeira vez em 1901.

Ele é concedido anualmente a indivíduos que fizeram o maior benefício para a humanidade”através de suas invenções, descobertas e melhorias em diferentes áreas do conhecimentoou de uma gratificante obra literária, ou por seu trabalho pela paz.

Sete anos mais tarde, eminentes personalidades francesas juntaram seus talentos e esforços para criar a Sociedade de Incentivo ao Progresso (MS), uma espécie de “Prêmio Nobel francês” especificamente dirigida para o estímulo das pessoas jovens e idosas  que começaram a expressar o seu potencial e pode exceder a ir mais longe. 

MS, uma associação cujos fundadores colocou em janeiro de 1908, os primeiros estatutos sob a lei de 1901, foi reconhecida por sua caridade. Para as doações de extensão e legados de benfeitores, diplomas, bolsas de estudo e várias restrições legais são parte dos meios utilizados pelo MS. 

Em número de sete, seus fundadores: 

Albert Lebrun;







Humanismo da sua abordagem foi destinada portadora de valores universais. Humanismo, sem dúvida, sustentado por próprios princípios morais para habilitar a humanidade a sobreviver e prosperar, e para o avanço da civilização, para a felicidade do maior número. Este humanismo foi, assim, associado à noção de progresso em vários campos: Ciência, Tecnologia, Saúde, Sociais, Artes e Humanidade.
 
Todos os anos, até 1939, as distinções foram atribuídos a vários níveis - bronze, prata, vermeil e ouro, tanto na França e no estrangeiro. 

A maior delas, a grande medalha de ouro foi premiada pelo seu valor exemplar a altas figuras da sociedade francesa, como o Prefeito Louis Lépine , o fabricante de aviões Clément Ader , o explorador Jean Charcot , o pioneiro da aviação Louis Bleriot-Charles , o prêmio Nobel de física Jean Perrin[...] 

François Tard
Presidente da Comissão de Cultura



Fonte: Informações sobre a Société d' Encouragement au Progrès, extraídas do site da Sociedade de Incentivo ao Progresso.









FORMATURA DA 2ª TURMA DE BACHARÉIS EM ENFERMAGEM DA FAMESC

“Os Enfermeiros se dedicam a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas, trabalhando em parceria com outros profissionais: Médicos, nutricionistas e psicólogos”

2ª TURMA DE ENFERMEIROS FORMADA PELA FAMESC BOM JESUS/RJ


Faculdade Metropolitana São Carloscampus Bom Jesus do Itabapoana-RJ, promoveu na noite de sexta-feira (24/03), no Auditório 'Eber Teixeira Figueiredo', a Solenidade de formatura de sua 2ª Turma do Curso de Bacharéis em Enfermagem, referente aos Concluintes do 2º semestre/2016 e contou com a participação do Diretor Geral da FAMESC, Prof. Dr. Carlos Oliveira de Abreu, Corpo Docente, Acadêmicos, familiares e diversos convidados.

CERIMÔNIA

MESA: A partir da Esquerda > Na 1ª fila, a Professora Esp. Monique Bessa de Oliveira; Professora Ma. Yarabeth Pereira da Silva Amorim (Coordenadora do Curso de Enfermagem); Prof. Dr. Carlos Oliveira de Abreu (Diretor Geral da FAMESC); Srª. Edyala Oliveira Brandão Veiga (Assessora Acadêmica); Ao fundo: A professora Michele Messias Tinoco Reis; Professora Drª. Clara dos Reis Nunes; Professor Janimar da Cruz Kiffer; Professor Alcemar Antonio Lopes de Matos;  Professor Felipe Rodrigues Prucoli.


 OS FORMANDOS DA 2ª TURMA DE ENFERMAGEM DA FAMESC


JURAMENTO

Solenemente, na presença de Deus e desta assembleia, juro:

“Dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a enfermagem com consciência e fidelidade; Guardar os segredos que me forem confiados; Respeitar o ser humano desde a concepção até depois da morte; Não praticar atos que coloquem em risco a integridade física e psíquica do ser humano; Atuar junto à equipe de saúde para o alcance da melhoria do nível de vida da população; Manter elevado os ideais de minha profissão, obedecendo os preceitos da ética, da legalidade e da moral, honrando seus prestígios e suas tradições” 

OUTORGA de GRAU


“Eu, Carlos Oliveira de Abreu, Diretor Geral da Faculdade Metropolitana São Carlos, em virtude das atribuições que me conferem as leis do país e as normas estatutárias da sociedade brasileira de instrução, considerando cumpridos com aproveitamento todos os requisitos exigidos para a conclusão do curso, concedo aos formandos aqui presentes o grau de bacharelado em enfermagem para que possam desempenhar as respectivas funções, tendo sempre em mira, a verdade, a justiça, a honra e a ética”

‘DIPLOMAÇÃO’






























FORMANDOS 



Na parte alta da foto: OS NOVOS ENFERMEIROS. (Abaixo): Direção e Corpo Docente

A Profissão


O Enfermeiro
Se dedica a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas, trabalhando em parceria com outros profissionais – médicos, nutricionistas e psicólogos, por exemplo.

Este profissional é indispensável em hospitais, trabalha em clínicas e presta atendimento domiciliar.
Coleta dados sobre o estado de saúde do paciente e define a conduta a ser seguida pela equipe de enfermagem. É responsável pela higiene, alimentação, administração de remédios e pelos curativos.

No campo da saúde coletiva, atua em comunidades, na prevenção de doenças ou fazendo trabalho educativo.

O licenciado é preparado para ministrar aulas teóricas e práticas em cursos profissionalizantes, que formam auxiliares e técnicos de enfermagem. 


O Perfil
Estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), divulgado em 2015, mostra que a enfermagem no país é composta por um quadro de 80% de técnicos e auxiliares e 20% de enfermeiros (com nível superior). 
As mulheres ainda predominam entre os profissionais (representam cerca de 85%). Em relação à área de atuação, cerca de 60% das equipes de enfermagem encontram-se no setor público; 32% no setor privado e 8% no ensino. 

Mercado de Trabalho

Uma grande quantidade de recém-formados chega ao mercado a cada ano. Isso pode significar concorrência, se a opção for trabalhar na Região Sudeste, que concentra 54% dos diplomados. Porém, no Nordeste do país, a concentração de enfermeiros é baixa e faltam bacharéis, especialmente nas cidades do interior. A área de saúde da família está em expansão. O governo federal, por exemplo, mantém um programa com equipes que contam, no mínimo, com um enfermeiro. Também é cada vez mais comum encontrar enfermeiros trabalhando em centros de estética, escolas infantis, laboratórios de análises clínicas, ambulatórios empresariais e em serviços de homecare. Em hospitais, em geral, o profissional é contratado como assistente, para depois ocupar o cargo de enfermeiro. 


(Fotos: Luciano Egidio)


Informações Técnicas sobre  o Enfermeiro, o Perfil  e Mercado de Trabalho, foram compartilhadas do Guia do Estudante, no link abaixo:







sexta-feira, 17 de março de 2017

FAMESC, OAB e JUSTIÇA DO TRABALHO ANALISAM A REFORMA TRABALHISTA


Em virtude de uma série de mudanças sugeridas pelo Governo Federal, a REFORMA TRABALHISTA foi o tema da noite de quinta-feira (16/03), na Sede da 17ª Subseção da OAB em Bom Jesus/RJ.

A partir da Esquerda:  Dr. Ziraldo Tatagiba Rodrigues (vice-presidente da 17ª Subseção da OAB/RJ); Dr. Gilberto Cardoso de Matos (Presidente da 17ª Subseção da OAB/RJ); MM. Juíza Drª. Cláudia Márcia de Carvalho Soares, Titular da Vara do Trabalho na Comarca de Itaperuna/RJ; Professora Ma. Ione Galoza de Azevedo (Coordenadora do Curso de Direito da FAMESC); Professor Me. Felipe Nogueira (Coordenador do PROCON/FAMESC); Professora Ma. Viviane Bastos (Coordenadora do Núcleo da Cidadania) e o Dr. João Paulo Gelandi Figueiredo ( representante da OAB JOVEM).


A 17ª Subseção da OAB de Bom Jesus do Itabapoana foi o palco de uma brilhante conferência proferida pela MM. Juíza Drª. Cláudia Márcia de Carvalho Soares, Titular da Vara do Trabalho da Comarca de Itaperuna/RJ.

A preleção ocorreu através de uma oportuna parceria entre a Faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC e a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB de nossa cidade, em virtude do início do ano letivo (2017/1), AULA INAUGURAL, tendo como público alvo os acadêmicos do Curso de Direito (do 1º ao 10º períodos).



A partir da Esquerda:  Dr. João Paulo Gelandi Figueiredo (representante da OAB JOVEM); Dr. Carlos Oliveira de Abreu (Diretor Geral da FAMESC); MM. Juíza Drª. Cláudia Márcia de Carvalho Soares, Titular da Vara do Trabalho na Comarca de Itaperuna/RJ; Dr. Gilberto Cardoso de Matos (Presidente da 17ª Subseção da OAB/RJ); Dr. Ziraldo Tatagiba Rodrigues (vice-presidente da 17ª Subseção da OAB/RJ); Dr. Luiz Cláudio de Freitas Marinoni e Dr. Nacif de Souza Reis. 



Previamente ao início da exposição, o Dr. Ziraldo Tatagiba Rodrigues, nobre Jurisconsulto, em nome da 17ª Subseção da OAB/RJ, fez a leitura de uma NOTA DE REPÚDIO em total divergência, condenando como "IRRESPONSÁVEIS" as declarações do Deputado Federal Rodrigo Maia (Presidente da Câmara dos Deputados), que ofendem aos ADVOGADOS, MAGISTRADOS da Justiça do Trabalho e aos inúmeros trabalhadores que buscam na Justiça trabalhista o socorro a direitos que na maioria (das vezes) são vilipendiados.



(NOTA DE REPÚDIO EMITIDA PELA 17ª SUBSEÇÃO DA OAB/RJ)

A temática abordada pela Magistrada foi: “A REFORMA TRABALHISTA E AS PRINCIPAIS MUDANÇAS SUGERIDAS PELO GOVERNO FEDERAL”

Na ocasião, estavam em pauta temas como:

*Férias;

*Intervalo entre jornadas;

*Jornada de trabalho;

*Jornada em deslocamento;

*Registro de ponto;

*Remuneração por produtividade;

*Dentre outros. 


A Drª.  Cláudia Márcia de Carvalho Soares, durante a conferência, enfatizou vários tópicos, dentre os quais:


(O FATO)

“[...]o fato muda com o tempo. Uma coisa era você ter uma relação trabalhista de emprego na década de 1940; Outra coisa é no Século XXI. Hoje temos a internet, as redes sociais... Muita coisa muda! Além do fato mudar, a sociedade, valora esse fato[...]”



(A TERCEIRIZAÇÃO)

“[...]A TERCEIRIZAÇÃO é um fenômeno que está aí, rodando há mais de dez anos e não tem nenhum dispositivo falando sobre terceirização. Aí sim, a CLT, poderia ser alterada falando sobre o tema, colocando as regras mínimas de conduta sobre terceirização[...]”



(CLT)

“[...]Getúlio percebeu na década de 1940 que, naquela época, não tinha nenhuma Legislação Trabalhista. As partes resolviam suas questões embasadas no Código Civil, pois não tinha uma Legislação específica[...]” 



Assista ao Vídeo


Clicando no link abaixo



Momentos...































Homenagem

Meritíssima Juíza Drª. Cláudia Márcia de Carvalho Soares
(Titular da Vara do Trabalho na Comarca de Itaperuna/RJ)







(TEXTO e FOTOS: Luciano Egidio)



>>> DIVULGAÇÃO <<<


quinta-feira, 16 de março de 2017

5º EXAME PARA ESTÁGIO DE DIREITO ITAPERUNA

Excelente oportunidade para acadêmicos do Curso de Direito do 5º ao 9º período.



Exame de Seleção para o Estágio de Prática Forense da 11ª Procuradoria Regional da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro.

Período das inscrições: de 16.02.2017 a 17.03.2017;

Valor da Bolsa: R$ 920,00 + Auxílio-Transporte (de acordo com o local de residência do estagiário)

Carga horária: 04 horas diárias, perfazendo 20 horas semanais;

Taxa de inscrição: Isento;

Número de vagas previstas: 15 (de acordo com a disponibilidade na regional);

Duração do estágio: até 02 anos, ou até a colação de grau, o que vier primeiro.

INSCRIÇÕES APENAS ‘IN LOCO’

Último dia, amanhã, (16/03)

Horário de: 10:00h às 16:00h

O candidato deverá apresentar no ato da inscrição:

ORIGINAL e CÓPIA:

do RG, CPF e COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA

Endereço: Avenida Zulamith Bittencourt, nº 300, 4º andar (Prédio da Rádio 103 FM)


Ponto de referência: Próximo à Rodoviária de Itaperuna/RJ. Telefone: (22) 3822-2242