“Os Enfermeiros se dedicam a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas, trabalhando em parceria com outros profissionais: Médicos, nutricionistas e psicólogos”
2ª TURMA DE ENFERMEIROS FORMADA PELA FAMESC BOM JESUS/RJ
A Faculdade Metropolitana São Carlos, campus Bom Jesus do Itabapoana-RJ, promoveu na noite de sexta-feira (24/03), no Auditório 'Eber Teixeira Figueiredo', a Solenidade de formatura de sua 2ª Turma do Curso de Bacharéis em Enfermagem, referente aos Concluintes do 2º semestre/2016 e contou com a participação do Diretor Geral da FAMESC, Prof. Dr. Carlos Oliveira de Abreu, Corpo Docente, Acadêmicos, familiares e diversos convidados.
CERIMÔNIA
MESA: A partir da Esquerda > Na 1ª fila, a Professora Esp. Monique Bessa de Oliveira; Professora Ma. Yarabeth Pereira da Silva Amorim (Coordenadora do Curso de Enfermagem); Prof. Dr. Carlos Oliveira de Abreu (Diretor Geral da FAMESC); Srª. Edyala Oliveira Brandão Veiga (Assessora Acadêmica); Ao fundo: A professora Michele Messias Tinoco Reis; Professora Drª. Clara dos Reis Nunes; Professor Janimar da Cruz Kiffer; Professor Alcemar Antonio Lopes de Matos; Professor Felipe Rodrigues Prucoli.
OS FORMANDOS DA 2ª TURMA DE ENFERMAGEM DA FAMESC
JURAMENTO
Solenemente, na presença de Deus e desta assembleia, juro:
“Dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a enfermagem com consciência e fidelidade; Guardar os segredos que me forem confiados; Respeitar o ser humano desde a concepção até depois da morte; Não praticar atos que coloquem em risco a integridade física e psíquica do ser humano; Atuar junto à equipe de saúde para o alcance da melhoria do nível de vida da população; Manter elevado os ideais de minha profissão, obedecendo os preceitos da ética, da legalidade e da moral, honrando seus prestígios e suas tradições”
OUTORGA de GRAU
“Eu, Carlos Oliveira de Abreu, Diretor Geral da Faculdade Metropolitana São Carlos, em virtude das atribuições que me conferem as leis do país e as normas estatutárias da sociedade brasileira de instrução, considerando cumpridos com aproveitamento todos os requisitos exigidos para a conclusão do curso, concedo aos formandos aqui presentes o grau de bacharelado em enfermagem para que possam desempenhar as respectivas funções, tendo sempre em mira, a verdade, a justiça, a honra e a ética”
‘DIPLOMAÇÃO’
FORMANDOS
Na parte alta da foto: OS NOVOS ENFERMEIROS. (Abaixo): Direção e Corpo Docente
A Profissão
O Enfermeiro
Se dedica a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas, trabalhando em parceria com outros profissionais – médicos, nutricionistas e psicólogos, por exemplo.
Este profissional é indispensável em hospitais, trabalha em clínicas e presta atendimento domiciliar.
Coleta dados sobre o estado de saúde do paciente e define a conduta a ser seguida pela equipe de enfermagem. É responsável pela higiene, alimentação, administração de remédios e pelos curativos.
No campo da saúde coletiva, atua em comunidades, na prevenção de doenças ou fazendo trabalho educativo.
O licenciado é preparado para ministrar aulas teóricas e práticas em cursos profissionalizantes, que formam auxiliares e técnicos de enfermagem.
O Perfil
Estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), divulgado em 2015, mostra que a enfermagem no país é composta por um quadro de 80% de técnicos e auxiliares e 20% de enfermeiros (com nível superior).
As mulheres ainda predominam entre os profissionais (representam cerca de 85%). Em relação à área de atuação, cerca de 60% das equipes de enfermagem encontram-se no setor público; 32% no setor privado e 8% no ensino.
Mercado de Trabalho
Uma grande quantidade de recém-formados chega ao mercado a cada ano. Isso pode significar concorrência, se a opção for trabalhar na Região Sudeste, que concentra 54% dos diplomados. Porém, no Nordeste do país, a concentração de enfermeiros é baixa e faltam bacharéis, especialmente nas cidades do interior. A área de saúde da família está em expansão. O governo federal, por exemplo, mantém um programa com equipes que contam, no mínimo, com um enfermeiro. Também é cada vez mais comum encontrar enfermeiros trabalhando em centros de estética, escolas infantis, laboratórios de análises clínicas, ambulatórios empresariais e em serviços de homecare. Em hospitais, em geral, o profissional é contratado como assistente, para depois ocupar o cargo de enfermeiro.
(Fotos: Luciano Egidio)
Informações Técnicas sobre o Enfermeiro, o Perfil e Mercado de Trabalho, foram compartilhadas do Guia do Estudante, no link abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário